terça-feira, 31 de julho de 2012

Panela da Nona



Um dia desses fui no supermercado e comprei um lombo, no embalo  da promoção comprei o maior..e quando cheguei em casa não tinha panela que coubesse o bendito..Quem teria uma panela assim? Quem? quem? La foi meu marido buscar a panela na casa dos seus pais..a panela da nona..e fizemos o lombo ..E esquecemos de devolve-la e sucessivamente fizemos um bacalhau..outro lombo, frango..e repetimos o bacalhau com a receita da sogra porque a nona fazia assim....enfim..a panela tomou lugar na minha cozinha, por um passe de mágica fazia tudo nela, pois nela tudo cabia e ficava delicioso..
Hoje, resolvi fazer um bacalhau...e a panela da nona de novo presente..Refoguei a cebola , pimentão e fui mexendo...e naquele refogado o cheiro gostoso invadia a casa fazendo surgir comentários alimentando a fome e o paladar de quem esperava o almoço de domingo.Ao refogado coloquei a batata, os ovos cozidos e o bacalhau..que invadiu e deixou a panela pesada e colorida.Comemos como deuses..e aquele silêncio típico de quando a comida estava maravilhosamente caprichada..
Depois do almoço tem as louças, panelas..enfim..tudo..e fui lá eu pra pia..e por ultimo deixei a panela da nona..Grande, pesada, com um cabo de madeira..bem típico daquela época..Pensei na idade daquela panela..de quantas refeições já tinha servido, dos almoços de domingo regado por risos, alegrias..aqueles pedidos típicos da mesa: mãe passa o queijo,, nona passa o pão.. louça junta para ser lavada... o sol entrando pela  cozinha..os gritinhos e risos das crianças correndo pela sala..a pipa subindo na laje..o cheiro do café em contato com a água morna no bule de alumínio..Parece que dá para ouvir a musica italiana baixinha e refrão cantado pela família.. Quantas alegrias já embalou aquela panela..e as tristezas infelizmente fazem parte também...das perdas, das saudades..das idas e vindas..Das refeições que a nona fez para sua familia..da minha sogra fez para sua família e a que eu fazia para a  minha família..E fui arreando aquela panela e levantou um brilho..e me vi..e percebi que se a panela da nona tinha uma história , eu estava fazendo parte dela também...
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Leia essas regras antes de comentar :)

1-Por favor não xingue e nem fale palavrões
2-Comente alguma coisa sobre o post
3-Deixe aqui o link do seu blog,retribuo e se eu gostar eu sigo

Siga essas três regras por favor.Beijos